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Vice-governador defende adequação do código de estrada à realidade do país

     Sociedade              
  • Cuanza Sul • Quarta, 06 Setembro de 2023 | 09h21
Vice-governador do Cuanza Sul para os serviços técnicos e infra-estruturas, Heitor Alfredo
Vice-governador do Cuanza Sul para os serviços técnicos e infra-estruturas, Heitor Alfredo
Joaquim Tomas-ANGOP

Sumbe - O vice-governador do Cuanza Sul para os serviços técnicos e infra-estruturas, Heitor Alfredo, advogou terça-feira, no Sumbe, a adequação do código de estrada à realidade actual do país, de modo a garantir a sua eficácia e consequente redução da sinistralidade rodoviária.

Ao intervir no acto de apresentação pública do Projecto de Lei de Revisão do Código de Estrada, Heitor Alfredo justificou que o actual contexto do país impõe a necessidade da implementação de um conjunto de medidas com vista a reforçar a protecção jurídica dos utentes na via pública.

“As transformações verificadas no país em vários domínios, em particular a nível do trânsito, com reflexos na evolução da própria indústria automóvel, tornaram o código de estrada e o seu regulamento bastante desajustados à realidade”, salientou.

Por esta razão, augurou que as sugestões apresentadas a nível da região vão contribuir no enriquecimento do diploma.

Por seu turno, o chefe de departamento de condutores da Direcção Nacional de Viação e Trânsito, Angelino Serrote, disse que o presente projecto de lei sobre deriva da necessidade de adequar o diploma angolano aos padrões internacionais, com realce para a SADC.

“Angola situa-se na África Austral e há necessidade das normas que têm a ver com a circulação na região possam ser uniformes, de modo a facilitar o transporte de pessoas e mercadorias”, realçou.

Durante o encontro, alguns participantes discordaram da proposta do Executivo em alterar da 6ª para a 12ª classe o nível de escolaridade mínima exigido aos cidadãos que queiram obter a carta de condução, devido ao índice de analfabetismo no país.

De igual modo, defenderam a redução das multas resultantes das infracções e dos preços do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, encorajando o Executivo a continuar a investir na construção e reabilitação das estradas a nível do país.

Participaram no encontro membros do Governo da província, académicos, efectivos da Polícia de Viação e Trânsito, representantes das associações de taxistas e de mototaxistas, entidades religiosas, autoridades tradicionais, entre outros convidados.

O Executivo angolano, por via do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito, apresentou, em  Agosto, o Projecto de Lei de Revisão do Código de Estrada, diploma submetido a consulta pública, face aos desafios da mobilidade, acessibilidade com vista a reforçar a protecção jurídica dos utentes da via pública.

Na generalidade, a proposta altera setenta e dois (72) artigos e inseriu três (3) novos, para além de adoptar a designação Código da Estrada, por forma se obter a esperada coesão frásica, tendo em conta que Angola é o único no leque de países da SADC e da CPLP que ainda o designa por Código de Estrada.CIJ/MCN





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