Luanda - O Terminal de Passageiros do Porto de Luanda foi consumido por um incêndio, na noite de sábado, em consequência de um acidente de viação.
O incêndio consumiu uma área de 430 metros quadrados, afectando os serviços de bilhética, um café/bar, uma copa e instalações sanitárias.
Apesar da violência do acidente e da destruição total da viatura, os quatro ocupantes saíram apenas com alguns ferimentos.
De acordo com uma nota da administração do Porto de Luanda, o acidente ocorreu por volta das 21h30, sendo que as chamas começaram na viatura acidentada e alcançaram parte da zona de concentração de passageiros do referido terminal marítimo.
Neste momento, a situação está controlada e as equipas de trabalho de turno, bem como os bens necessários para garantir a operacionalidade do terminal estão fora de perigo.
A situação foi rapidamente controlada pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, pouco depois de o espaço ter entrado em chamas.
No local esteve também o governador Provincial de Luanda, Manuel Homem, para constatar a situação.
A nota sublinha que uma equipa multidisciplinar constituída por integrantes das várias especialidades do Ministério do Interior, do Porto de Luanda e da Sécil-Maritima estão a trabalhar desde as primeiras horas da ocorrência para avaliar as causas do acidente, calcular os danos materiais e determinar as medidas a serem tomadas para a recuperação da parte do terminal afectada.
O Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Luanda ocupa uma área total de 4.158,76 metros quadrados, onde são prestados serviços de comércio, lojas, restauração, além de todo o processo relacionado com o embarque e desembarque de passageiros da ligação Luanda, Soyo, Cabinda e vice-versa. FMA/ASS