Calumbo - O administrador do município do Calumbo (província do Icolo e Bengo), Miguel de Almeida, apontou como prioridade a criação de vias de acesso rodoviário para a localidade que liga, entre outros pontos, o Aeroporto Internacional Dr António Agostinho Neto (AIAAN).
O responsável falava à imprensa no final da sua apresentação aos munícipes, na sequência da recente elevação da comuna do Calumbo a município, fruto da institucionalização da província do Icolo e Bengo.
Segundo o responsável, as vias rodoviárias contribuem para o desenvolvimento socioeconómico da circunscrição que, outrora, era comuna do município de Viana, província de Luanda.
“A questão dos acessos ao município de Calumbo vai merecer uma atenção muito particular da nossa parte, porque as estradas facilitam não só o escoamento de produtos, mas também garantem a entrada e saída de pessoas e fomentam o turismo rural e religioso característico desta região”, afirmou.
Por outro lado, realçou que como servidor público, vai estabelecer bases sólidas com os munícipes, de modo a solucionar questões ligadas à educação, saúde, fornecimento de água potável, energia eléctrica, saneamento básico, entre outras preocupações.
Realçou ainda a importância do potencial do rio Kwanza que tem ajudado no sustento de muitas famílias através da prática da pesca e da agricultura.
Na ocasião, a directora provincial da Acção Social da província do Icolo e Bengo, Isabel Vesse-Vesse Salomão, recomendou ao administrador para implementar os programas de luta contra a pobreza, de empoderamento da mulher, de inserção dos jovens na formação técnico profissional, de combate à vandalização dos bens públicos e do reordenamento do comércio e do trânsito.
O soba de Calumbo, Domingos Pedro, prometeu trabalhar de forma eficaz com o administrador, de modo salvaguadar os princípios culturais da localidade.
Já o Frei Hugo Figueira solicitou a construção de mais infra-estruturas sociais e económicas, para salvaguardar os interesses da população, fomentar empregos para a juventude.
O representante do Santuário de São José de Calumbo garantiu o apoio continuo da Igreja Católica na circunscrição.
Durante a actividade, os administradores dos distritos do Zango, Bela Vista e da comuna de Calumbo fizeram a entrega das pastas.
O evento contou com a presença de representantes da Polícia Nacional, dos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME), das Forças Armadas Angolanas (FAA), da Sociedade Civil, das comissões de moradores, entre outros. NGS/DP/OHA