Viana- A Viana- A Administração Municipal de Viana aposta na educação ambiental dos munícipes para melhor gestão dos resíduos sólidos, conferindo uma imagem mais limpa e saudável à circusncrição.
Este facto foi avançado, nesta quinta-feira, pelo administrador Demétrio de Sepúlveda, no final de um encontro com representantes da União Europeia, Instituto Camões, Expertise França, cooperativas e catadores de resíduos, assim como indústrias deste sector.
Segundo ele, esta medida feita através de campanhas de sensibilização nas comunidades, visa acabar com a obstrução de valas de drenagem por resíduos solídos e acúmulo de lixo nas vias pública, envolvendo os munícipes em actividades geradoras de renda para suas famílias.
“É preciso acabar com a ideia de que tudo que é jogado fora é lixo. Temos que esgotar todas opções de reutilização dos resíduos, valorizando esta matéria-prima e transformar o catador de resíduo numa categoria profissional”, frisou.
O administrador acrescentou ser igualmente necessário aprofundar o trabalho com as indústrias do sector, para a atribuição de um preço mais justo a esta matéria-prima.
Demétrio de Sepúlveda revelou que a limpeza urbana no município de Viana situa-se na ordem dos 30 porcento, enquanto a recolha de resíduos está a 70 porcento
A reunião enquadra-se no Projecto de Apoio à actualização da Cadeia de Valor da Gestão de Resíduos Sólidos e Adopção de um Modelo Económico Circular, a ser desenvolvido na capital do país pela União Europeia, Ministério do Ambiente, Governo Provincial de Luanda, administrações municipais e distritais a partir de Julho de 2025. FCC/HDC/SEC