Viana - A quinta edição de Amostra Nacional dos Jovens Criadores Angolanos, que visa promover a criatividade, inovaçãoa artística e o empreededorismo cultural, foi aberta, nesta quinta-feira, em Viana em acto presidido pela secretária de Estado para a Juventude, Danila de Almeida Bragança.
Com a participação de 200 jovens de todo o país, o evento decorre até sexta-feira e enquadra-se no plano de preparação da participação de Angola na XI Bienal de jovens criadores da Comunidadde de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer de 14 a 18 de Novembro deste ano em Lisboa, Portugal.
O festival é realizado desde 2013 e nesta edição estão patentes criações distribuídas em seis disciplinas que são: artes visuais, artes performativas, audiovisuais, literatura, ciência e artes aplicadas.
O certame é feito a cada dois anos para promover o intercâmbio cultural através da capacidade criativa dos jovens, partilha de experiências, detecção de talentos artísticos, uma oportunidade dos jovens exibirem os seus trabalhos.
Na ocasião, a secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, considerou ser importante que o Executivo continue a promover eventos de género que valorizem a capacidade e a criatividade artística dos jovens, para se ter uma juventude mais preparada e engajada nos esforços para o desenvolvimento nacional.
Salientou que nesta edição se irá avaliar a quantidade e qualidade das criações dos jovens, a fim de serem seleccionados os melhores para representar o país na Bienal de Lisboa.
Das criações apresentadas ressalta o de uma motorizada feita de madeira, criada pelo jovem Afonso Dulu da província de Malanje, que faz outros materiais fazendo o uso do bambum e da madeira.
Referir que a quarta edição da Amostra Nacional dos Jovens Criadores Angolanos aconteceu em 2022 no Palácio de Ferro, em Luanda.HDC/SEC