Luanda - A via de acesso à cidade agrícola da juventude, iniciativa do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), estará concluída nos próximos dias.
A cidade agrícola está localizada na comuna do Kikabo, município do Dande (Bengo), num espaço de 300 hectares.
Em declarações hoje à ANGOP, na sequência de uma visita de constatação, realizada no último sábado, o presidente do CNJ, Isaías Kalunga, revelou que até ao momento foram desmatados 12 quilómetros que serão usados como vias de acesso ao projecto.
“Faltam somente dois quilómetros para a conclusão da via. Temos um constrangimento numa pequena parte do rio Onzo, onde será utilizada engenharia militar para facilitar a passagem”, explicou.
Informou, por outro lado, que já foram desmatados 50 dos 300 hectares do terreno do CNJ, com auxílio de uma máquina e 18 homens.
Disse que se prevê, para o final deste mês, a abertura do ano agrícola da juventude que vai gerar, por meio de cooperativas, 400 empregos directos e 150 indirectos.
O projecto contempla a construção de casas de campo, escolas, centros de saúde, entre outras infra-estruturas básicas para os seus moradores.
O projecto conta com o apoio do Fundo de Apoio do Desenvolvimento Agrário (FADA) e do Governo do Bengo. SJ/OHA