Saurimo – As vendedoras dos mercados informais na cidade de Saurimo (Lunda Sul), Candembe, Txicumina, 14 e Txizainga, solicitaram a administração municipal a melhoria do saneamento básico e sua organização, no sentido de garantir melhor qualidade dos seus produtos, bem como a promoção da saúde.
A solicitação foi apresentada esta terça-feira, durante a visita efectuada pelo administrador municipal de Saurimo, Adérito Cahanga, que percorreu os referidos mercados para aferir o estado técnico dos mesmos.
Maria Chequeleco, vendedeira do mercado Candembe, disse que diariamente paga uma taxa de Kz 200kz, mas infelizmente comercializam os produtos próximo do lixo, porque quase não se faz a recolha do mesmo.
Adiantou que nesta época de chuva a situação fica mais complicada, muito lamaçal, águas paradas e amontoados de lixo, o que tem dificultado as vendas.
Também Moisés Mestaque, vendedor, defende melhor organização dos produtos por secções para facilitar a comercialização e a aquisição por parte dos clientes.
Apontou igualmente, a falta de saneamento básico no mercado, o que tem colocado em risco a saúde, pelo que espera a resolução por parte da administração o mais rápido possível.
Adiantou que o outro problema que também os preocupa, prende-se com a falta de segurança no local, porquanto têm sofrido muitos assaltos, o que tem atrapalhado as suas actividades.
Na ocasião, o administrador de Saurimo, Adérito Cahanga, reconheceu as más condições nos referidos mercados apresentam, sobretudo o Candembe, garantindo trabalhar para criar políticas que visam a melhoria do saneamento básico e a organização dos mesmos, proporcionando maior dignidade às pessoas que vendem e as que compram.
Fez saber que o Candembe é o maior mercado da cidade, e arrecada mais receitas em relação aos outros, mas o nível de degradação que apresenta não se justifica, por este facto irão trabalhar com a administração do mercado, no sentido de se ultrapassar a situação.
Quanto à desorganização dos produtos por secção ou áreas, o responsável fez saber que irá merecer a atenção da administração, com o fito de facilitar a aquisição dos produtos, bem como proporcionar um melhor perfil ao mercado.
Por outro lado reprovou o comportamento de muitas vendedoras, que abandonam as bancadas dentro dos mercados para procederem as vendas nas bermas das estradas, colocando em risco a própria vida, pelo que apela à mudança de tais práticas.
Com vista a mudar tal situação, o administrador fez saber que estão a preparar fiscais para organizarem os mercados paralelos.