Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Vencedores do concurso SADC de jornalismo recebem certificados

     Sociedade              
  • Luanda • Quarta, 07 Setembro de 2022 | 12h40
Vencedores do prémio SADC de Jornalismo
Vencedores do prémio SADC de Jornalismo
Joaquina Bento

Luanda - Os angolanos vencedores do Prémio SADC de Jornalismo 2022 receberam, nesta quarta-feira, em Luanda, os seus certificados, em acto presidido pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem.

Na ocasião, os galardoados congratularam-se pelo feito alcançado e comprometeram-se a continuar a trabalhar para o engrandecimento do jornalismo angolano, que pode elevar o seu patamar na região da África Austral, em particular, e no mundo, em geral.

Aristides Kito, da Rádio Nacional de Angola (RNA), dedicou o primeiro lugar conquistado na categoria de rádio a todos os profissionais do país e da região, salientando que isto visa impulsionar o trabalho de investigação.

Cândido Calombe, da Televisão Pública de Angola (TPA), galardoado na categoria de televisão, enfatizou que o prémio poderá fazer do jornalismo angolano um exemplo na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e no mundo.

Por sua vez, Jaquelino Figueiredo, do Jornal de Angola, disse sentir-se emocionado por participar pela primeira vez e conseguir o segundo lugar na categoria de imprensa.

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, considerou "inédita" esta vitória de Angola por conquistar dois primeiros lugares e um segundo no concurso, num ano em que o país reforça o seu sistema democrático, o que exige aprimorar continuamente a actividade da comunicação social.

Exortou os vencedores a continuarem a dignificar o mérito alcançado e que o brio e dedicação sejam características permanentes nos seus trabalhos.

Assistiram à cerimónia os secretários de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, e para as Telecomunicações, Mário Oliveira, além dos presidentes dos Conselhos de Administração de empresas públicas de comunicação, quadros do ministério e convidados.

Angola foi o grande vencedor do premio SADC de jornalismo edição 2022 nas categorias de Rádio e Televisão. Já na categoria de imprensa o país ficou com o segundo lugar.

O anúncio dos vencedores foi feito durante a 42ª cimeira de chefes de Estado e de Governo da SADC que decorreu na República Democrática do Congo em Agosto passado.

Na categoria de rádio venceu o jornalista Aristides Kito da RNA, no Cuando Cubango, com a reportagem sobre o “Impacto da praga de gafanhotos na segurança alimentar da SADC”.

Na categoria de televisão o primeiro lugar foi atribuído ao jornalista Cândido Calombe da TPA, no Zaire, com a reportagem sobre a “Importância do Rio Zaire na SADC".

Com o segundo lugar e na categoria de imprensa ficou o jornalista Jaquelino Figueiredo, do Jornal de Angola, com uma reportagem sobre o “Comércio transfronteiriço entre Angola e RDC - Uma rota comercial procurada, mas que precisa de remover obstáculos”.

O Prémio SADC de Jornalismo foi instituído em 1996, para reconhecer e estimular o trabalho dos profissionais da comunicação social que concorrem para os objectivos da integração e desenvolvimento da região.

Nesta edição Angola concorreu com 11 candidaturas de acordo com o presidente do júri do prémio, Anastácio de Brito.

A edição 2022 do Prémio SADC de Jornalismo foi lançada a de Outubro de 2021, pelo Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, sediado em Gaberone, República do Botswana.

O concurso é  aberto a todos os jornalistas angolanos, enquanto cidadãos de um país membro da SADC, cujos trabalhos foram publicados, de 01 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2021, por uma instituição de comunicação social ou portal de internet, devidamente registados e autorizados legalmente, para o efeito, em Angola.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+