Luanda - A socióloga e Secretária para os Assuntos Sociais do Presidente da República, Fátima Viegas, foi, esta sexta-feira, condecorada pela Secretaria de Estado do Vaticano com a Ordem de São Silvestre Papa, pelos serviços prestados no quadro das relações entre os dois estados.
A condecoração foi entregue na tarde desta sexta-feira, em Luanda, por Dom Giovani Gaspari, Núncio Apostólico de Angola e São Tomé.
Na sua intervenção, Don Giovani Gaspari disse que a condecoração surge dos grandes feitos sociais que Fátima Viegas tem desenvolvido nos últimos anos em prol do fortalecimento das relações entre os dois estados.
"Que a condecoração não seja apenas um presente, mas sim um estímulo para os outros e que continue a trabalhar em prol da relação entre Angola e o Vaticano", disse.
Por sua vez, Fátima Viegas referiu que o momento é de gratidão pelo privilégio concebido pelo reconhecimento do tão alto nível do Vaticano.
Na Carta Apostólica do Papa Francisco, redigida em latim, refere que "Manifestamos abertamente o testemunho grato da nossa vontade a Vós Maria de Fátima Republicano de Lima Viegas, da Arquidiocese de Luanda, e a escolhemos, criamos e nomeamos-vos Dama da Ordem de São Silvestre Papa e concedemos-vos a faculdade de gozar de todos os privilégios que estão subordinados a esta dignidade".
Estiveram presentes no acto a ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote, o Secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo, Issac dos Anjos, a ministra da Educação, Luísa Grilo, assim como entidades religiosas.
A Ordem de São Silvestre Papa foi regulamentada pelo Papa Pio X, 1905, e é atribuída aos católicos que se notabilizaram no exercício da sua profissão, recomendada por padres, bispos ou Núncio Apostólico.
No entanto foi no período do papa João Paulo II que este estendeu a atribuição desta ordem também às senhoras.
Ela é atribuída directamente pelo Papa, como Sumo Pontífice, chefe da Igreja Católica e chefe do Estado do Vaticano.