Caxito - A vandalização de 28 postes e sete caixas de iluminação pública na via Mabubas - Porto Kipriri, na periferia de Caxito, província do Bengo, causou prejuízos 30 milhões de kwanzas.
Para além da vandalização de postes, registou-se também o roubo de cabos e caixas eléctricas e alguns postes foram queimados.
Apesar de terem sido feitas algumas intervenções, a situação já é do conhecimento do governo da província, pois a administração municipal do Dande não tem capacidade financeira para cobrir os prejuízos.
Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira, pelo administrador local, Cândido Cadifete, quando falava a propósito da 8ª edição das festas do município que completa a 27 de Janeiro 91 anos .
No âmbito do PIIM, prevê-se implementar sete projectos, destacando-se a electrificação dos sectores 9, 10 e 11 do Panguila, a construção de raiz de um centro de saúde no Panguila e a construção de duas escolas do primeiro nível.
Em execução nesta altura estão cinco projectos do PIIM no município do Dande.
Quanto ao programa de combate à pobreza, a administração municipal de Dande prevê adquirir kits de serralharia, alfaiataria, de recauchutagem, de moagem e preparar 100 hectares para o fomento agrícola das famílias vulneráveis e ex-militares.
A 8ª edição das festas populares do município do Dande terá um custo de cerca de dois milhões de Kwanzas e o programa foi adaptado ao estado da calamidade em vigor no país, devido a pandemia da Covid-19.
O 91º aniversário do município sede da província do Bengo comemora-se sob o lema “Por uma governação participativa, inclusive festejemos os 91 anos do Dande” e contará com a realização de exposição fotográfica, visitas aos monumentos e sítios históricos e turísticos, culto ecuménico de acção de graças e a condecorações de funcionários destacados.