Lubango - Cento e 54 milhões e 120 mil é o prejuízo quantificado, de Janeiro a presente data, pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), na província da Huíla, com a vandalização de equipamentos eléctricos.
A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à ANGOP, pelo porta-voz da empresa pública, Yuri Chico, realçando que os casos se deram nos municípios do Lubango, Humpata e Matala, deixando centenas de famílias sem consumo de energia eléctrica por mais de quatro semanas.
Segundo Yuri Chico, os prejuízos são resultado de furto e roubo de oito mil e 59 metros de cabos eléctricos, a vandalização de cinco mil contadores pré-pagos, 11 transformadores e sete ligações ilegais.
Mencionou o rebentamento, recente, de um PT no bairro Calumbiro, no município do Lubango, devido a fogo posto, deixando vários clientes sem o fornecimento de energia.
Na Huíla a ENDE controla perto de 109 mil clientes, apenas 25 por cento estão no sistema pré-pago que garante a liquidação regular do pagamento do consumo. BP/MS