Saurimo – O coordenador provincial da Juventude Informada , Responsável e Organizada (JIRO) na Lunda-Sul, Graça de Castro, incentivou esta quarta-feira, os jovens locais a apostarem na formação técnica e profissional, para garantir o auto-emprego, através de iniciativas empreendedoras.
Dirigindo-se aos jovens do bairro social da Juventude, em Saurimo, durante uma campanha de sensibilização designada “Stop a droga e sim a formação”, o responsável sublinhou que não havendo capacidade de absorver todos no mercado de emprego, os jovens, com conhecimentos em artes e ofícios, podem criar o seu próprio negócio e gerar renda para suprir as suas necessidades.
Apelou aos jovens a absterem-se das drogas e abraçar as oportunidades que os centros de formação têm colocado à disposição, para se formarem e apostarem no empreendedorismo.
Sublinhou que o uso de droga tem provocado o rompimento de vínculos afectivos, agressividade e violência em muitas famílias.
Disse que a campanha, que já sensibilizou 750 jovens, visa a promoção da educação sexual nas comunidades e o combate às drogas, gravidez precoce, HIV/SIDA e cancro da próstata.
O JIRO é um programa do Ministério da Juventude e Desportos e integra os ministérios da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Educação e da Saúde, contando com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a População.
Lançado em 1997, visa a promoção da educação para a saúde sexual e reprodutiva incluindo planeamento familiar, género, prevenção das ITS/VIH, além de comportamentos positivos no seio dos jovens e adolescentes.JW/HD