Malanje- A Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM), através do seu Instituto Politécnico e do Centro Psicossocial promove quarta-feira (02), nesta cidade, o I Colóquio sobre Doenças Mentais e seu Impacto na Vida das Famílias.
De acordo com um documento da URNM, o evento a decorrer durante um dia, e que reunirá especialistas da área da saúde, académicos e profissionais, visa reflectir sobre o estado da saúde mental em Malanje e a inserção de psicólogos nas unidades sanitárias para a prevenção de suicídios.
Durante o colóquio serão analisadas questões relacionadas com os desafios da toxicodependência, impacto das doenças mentais na criminalidade e visão do Gabinete Provincial da Saúde sobre a saúde mental em Malanje.
O perfil do consumidor de substâncias psicoativas em Malanje, protocolo de saúde em drogas e doenças mentais, desafios do Conselho Provincial dos Técnicos de Diagnóstico Terapêutico e Experiências e casos clínicos no Hospital Psiquiátrico de Luanda, estarão entre outros temas em debate.
O encontro que vai decorrer sob o lema “Saúde Mental, um Direito para Todos”, contará com momentos culturais e musicoterapia para estimular o intercâmbio de ideias entre os participantes.PBC