Luanda – O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos (UNTA), Joaquim Laurindo, manifestou-se nesta quinta-feira, em Luanda, optimista no êxito das negociações com o Governo angolano, destinadas a melhoria das condições dos trabalhadores.
Segundo Joaquim Laurindo, apesar da fase inicial das conversações, “há uma luz no fundo do túnel” que aventa um pronunciamento positivo do Governo, até ao dia 31 do corrente mês.
No segundo semestre do corrente ano, três centrais sindicais, concretamente a União Nacional dos Trabalhadores de Angola - Confederação Sindical (UNTA-CS), a Central Geral de Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA) e a Força Sindical, remeteram um caderno reivindicativo ao Governo, tendo a melhoria das condições remuneratórias como ponto principal.
Em declarações à imprensa, no final da tradicional cerimónia de cumprimento de fim de ano, o secretário-geral realçou que a UNTA mantém viva a esperança do bem-estar socioeconómico dos trabalhadores.
Por outro lado, disse que o ano 2023 termina com inúmeras dificuldades no domínio financeiro, fruto do encerramento de vários contratos de arrendamento, factor que reflecte negativamente na gestão da agremiação.
Para si, essa realidade vai exigir da comissão do secretariado uma dinâmica enorme na busca de negociações em províncias onde há património.
A UNTA foi fundada a 16 de Abril de 1960. MGM/OHA