Luanda – O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos – Confederação Sindical (UNTA-CS), José Laurindo, reiterou quarta-feira, em Luanda, o empenho da organização na melhoria das condições sociais dos trabalhadores.
Em declarações à imprensa, no final da cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, o responsável encorajou o Executivo a prosseguir o processo de reajustamento faseado dos salários dos trabalhadores, de modo a fazer face ao custo de vida actual.
“Estamos preocupados com a situação socioeconómica da maioria dos trabalhadores angolanos, pois os preços da cesta básica subiram muito. Por isso, encorajamos o Governo a continuar empenhado para atenuar este quadro, em prol da melhoria da qualidade de vidas das famílias”, realçou.
José Laurindo acredita que com a entrada em vigor do acordo trienal em Janeiro de 2025, como resultado das negociações com o Executivo, relativamente ao aumento salarial da função pública, as famílias poderão sentir um alívio no custo de vida.
Por outro lado, informou que a UNTA-CS está a trabalhar na criação das bases sindicais nas novas províncias de Icolo e Bengo, Moxico do Leste e do Cuando, criadas no âmbito da divisão administrativa.MEL/MCN