Cazenga - A reitora da Universidade Católica de Angola, Maria da Assunção, manifestou hoje, quarta-feira, em Luanda, o interesse em cooperar com a Universidade de Renmin, da República Popular da China, no domínio académico, cultural e de desenvolvimento de projectos.
Falando na abertura da conferência internacional "Caminhos para o desenvolvimento: Estudos e práticas na China e em Angola", disse que o evento abre uma oportunidade de cooperação entre os investigadores das duas universidades.
Na sua óptica, a promoção de um espaço de reflexão e discussão em torno dos caminhos para o desenvolvimento, é uma responsabilidade não só dos governos, mas também de todos os cidadãos, munidos de saber e experiência relevantes para impulsionar processos de transferência de conhecimentos.
Maria da Assunção espera que este evento, uma iniciativa da embaixada chinesa em Angola em parceria com a Universidade Católica, possa produzir sugestões que permitirão olhar para o futuro com mais optimismo, cruzando experiências e aproveitando as boas práticas.
Por seu turno, a encarregada de negócios da Embaixada da China em Angola, Chen Feng, disse que a nova onda da revolução científica, tecnológica e as mudanças industriais, trazem novas oportunidades para alguns países para o desenvolvimento.
Os conferencistas vão abordar temas como " Três Transformações do Modelo de Desenvolvimento Económico da China", “o Sistema de Regulação e Controlo Macroeconómico da China", "Relações Económicas e Comerciais China-Angola", entre outros. DJ/ACS/ART