Luanda - O projecto "Desafio Genial" vai possibilitar aos jovens empreendedores angolanos a ganharem espaços e oportunidades para desenvolverem competências e habilidades para o crescimento profissional e pessoal, garantiu esta sexta-feira, em Luanda, o representante do UNICEF, Antero de Pino.
Discursando no lançamento do projecto, o representante informou que, com esta plataforma, pretende-se valorizar a juventude como força motriz no desenvolvimento de Angola.
Disse que o projecto vai munir a juventude de ferramentas para implementar ideias voltadas ao empreendedorismo social.
“Acreditamos que, com iniciativas semelhantes, é possível promover o desenvolvimento do capital humano, incentivando os jovens a ultrapassar importantes barreiras ao crescimento, acesso à educação e ao mercado de trabalho”, explicou.
Nesta senda, Antero de Pino sublinhou que os jovens têm um papel muito importante na identificação de ideias inovadoras e criativas.
Exortou-os a serem sujeitos activos na transformação das comunidades, usando a criatividade e energia.
Numa primeira fase, o projecto vai atender a cidade de Luanda. A partir de Junho próximo, o mesmo vai se expandir para outras províncias.
Na primeira instância, o processo de filtragem irá reunir 50 pessoas.
A iniciativa está alinhada à Estratégia de Desenvolvimento ao Longo Prazo “Angola 2025”.
O projecto tem a parceria dos ministérios do Planeamento, da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, da Juventude e Desportos e da Educação.
A plataforma “Desafio Genial” faz parte de uma iniciativa global denominada Youth Challenge (desafios da juventude). Trata-se de um contributo da UNICEF para ajudar os jovens de vários países a desenvolver as suas ideias criativas, soluções inovadoras e dar respostas aos desafios que enfrentam no dia-a-dia.
Assim, Angola junta-se a mais de 40 países que implementam esta iniciativa. AMC/OHA