Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Último adeus ao Cardeal marca noticiário social

     Sociedade              
  • Luanda • Sábado, 12 Outubro de 2024 | 12h20
Culto em homenagem ao Dom Alexandre Cardeal do Nascimento
Culto em homenagem ao Dom Alexandre Cardeal do Nascimento
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – A cerimónia de sepultamento de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, na cripta da Sé Catedral da Igreja Católica, em Luanda, presenciada por membros do Governo, do corpo diplomático e da igreja, constituiu o destaque social da semana que termina hoje, sábado.

Antes do sepultamento, aconteceu uma celebração eucarística (missa) de corpo presente, com a participação do Presidente da República, João Lourenço, da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, e da Vice-presidente  da República, Esperança da Costa.

A missa em homenagem ao Cardeal, que faleceu por doença no dia 28 de Setembro, aos 99 anos de idade, em Luanda, foi celebrada pelo arcebispo de Luanda, Filomeno Vieira Dias, na Igreja Católica da Sagrada Família.

Fiéis provenientes de várias paróquias de Luanda e não só, acompanharam o primeiro e único Cardeal angolano até a sua última morada, percorrendo às ruas da capital do país.

No sector da saúde, fez destaque o anúncio da  aprovação, para breve, de um plano estratégico de controlo para reforçar a prevenção e tratamento do cancro, numa iniciativa do Governo angolano.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, no âmbito das comemorações do “Outubro Rosa”.

A estratégia passa por cuidados primários de saúde, nomeadamente, o diagnóstico precoce, rastreio e tratamento da doença, para além de outras componentes.

Ainda neste sector, Carlos Pinto de Sousa apelou aos líderes comunitários, organizações da sociedade civil, parceiros nacionais e internacionais para o reforço do compromisso com os cuidados à saúde mental.

Sublinhou a necessidade de se assegurar que os cuidados e serviços de saúde mental sejam integrados em todos os níveis do Sistema Nacional de Saúde.

Nesta semana, a coordenadora do Programa Nacional de Saúde Mental e Abuso de Substância, da Direcção Nacional da Saúde Pública, Massoxi Vigário, revelou que o país tem cerca de 300 mil pessoas com transtornos mentais, segundo dados recolhidos no período de 2021 a 2024).

Considerou os níveis alarmantes, pois se trata apenas de números de pessoas que buscam ajuda nas unidades sanitárias públicas.

Outro destaque foi o comprometimento de Angola em garantir, respeitar e proteger os direitos humanos de forma voluntária.

A posição de Angola foi reiterada pela secretária de Estado para Acção Social, Dina Emiliana Mayimona, durante o debate público sobre os relatórios combinados relativo à implementação da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos povos e o protocolo sobre os Direitos da Mulher.

Na sua intervenção, considerou de grande valia e uma boa prática adoptada por Angola, há alguns anos, a realização de um debate público com os diferentes parceiros, inclusive das organizações da sociedade civil, para abordar a implementação dos instrumentos jurídicos em causa.

Mereceu ainda destaque, os dados recepcionados pela Provedoria de Justiça, na ordem de cinco mil queixas ligadas à morosidade processual, excesso de prisão preventiva, litígios de terras e problemas com os pensionistas, durante o primeiro trimestre do corrente ano.

Segundo a provedora Florbela Araújo, que falava sobre o Dia Internacional do Provedor de Justiça, celebrado a 10 de Outubro, este facto demonstra a consciência do cidadão sobre às funções do provedor, bem como a insistência de violação dos direitos do cidadão.

Fez também manchete o projecto Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), na província do Uíge, que vai abranger 20 escolas dos municípios do Uíge e do Negage, com a finalidade de capacitar os professores e alunos sobre conteúdos teórico e prático ligados às tecnologias e outras disposições de ciências exactas.

No quesito cultural, foi destaque a distinção de jovens artistas no Prémio “Saúde Mental”, sendo os jovens Daniela Cerejo, Tito Vibes e Eltina Gaspar vencedores da primeira edição do concurso, nas categorias de Poesia, Pintura e Fotografia, respectivamente.  

O concurso de iniciativa do Ministério da Saúde, OMS-Angola, Centro Cultural Português e a Universidade Privada de Angola, ocorreu em alinhamento ao “Dia Mundial da Saúde Mental 2024”, celebrado no dia 10 de Outubro.

A tomada de posse da direcção do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), saída das eleições do VII  Congresso, realizado no dia 28 de Setembro último, foi outro destaque.

No momento, o novo secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas de Angola (SJA), Pedro Miguel, apontou como prioridade a construção da sede nacional e aplicabilidade efectiva do qualificador ocupacional a nível dos órgãos de comunicação social. ANM/OHA





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+