Menongue - Mais de 700 pessoas, num total de 160 famílias, foram afectadas pelas chuvas das últimas 24 horas, em Menongue, capital do Cuando Cubango, tendo sido já realojadas 100 pessoas pela Comissão Municipal de Protecção Civil.
As 100 pessoas foram realojadas provisoriamente no Centro de Assistência à Pessoa Idosa “Cambinda Calilo”, enquanto a coordenação da Comissão municipal de Protecção Civil de Menongue cria condições para o realojamento definitivo.
Em declarações à imprensa, o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no Cuando Cubango, Albano Cutarica, disse que dados provisórios indicam que os prejuízos das últimas chuvas, na cidade de Menongue e bairros periféricos, estão estimados em mais de 100 milhões de kwanzas.
Segundo o porta-voz, os prejuízos são decorrentes da destruição de bens alimentares, industriais, utensílios de cozinha, entre outros, em casas inundadas, por conta da chuva intensa acompanhada de fortes ventos.
A chuva começou a cair por volta das 14 horas desta segunda-feira e, até ao momento, continua, sendo que deste período até à madrugada dsta terça-feira foi mais intensa, tendo provocado o transbordo do rio Lahuca.
Explicou que os prejuízos tendem a subir, em função de várias solicitações dos serviços de bombeiros das pessoas afectadas, pelo que os efectivos do Ministério do Interior vão continuar a proceder ao levantamento total, para obtenção do balanço total das consequências das quedas pluviométricas em Menongue.
Referiu que o transbordo do rio Lahuca provocou, igualmente, inundação a oito residências, a eclosão de 10 ravinas no bairro Castilho, que ameaçam destruir casas próximas, mas que a coordenação de Protecção Civil de Menongue assegurou uma intervenção atempada.
Albano Cutarica fez saber igualmente que mais de 15 Postos de Transformação (PT) da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) caíram, em consequência de fortes ventos, nos municípios de Menongue, Calai e Mavinga.
Desde o início deste mês de Janeiro, os bombeiros contabilizam três mortes por descarga atmosférica, duas no município do Rivungo e uma em Menongue, bem como oito feridos. ALK/FF/PLB