Menongue - Três mil e 380 pessoas ficaram afectadas no Cuando Cubango nesta época chuvosa, iniciada a 15 de Agosto de 2021, deixando muitas delas sem abrigo, soube hoje a ANGOP.
Dados dos serviços provinciais de protecção civil e bombeiros indicam que 259 casas ficaram destruídas totalmente e 588 parcialmente, forçando muitas famílias a se abrigarem em vizinhos ou parentes mais próximos.
Os municípios mais afectados foram os de Menongue, com 382 residências, Mavinga, com 123, Cuito Cuanavale, com 171, Cuchi, com 36, e Cuangar, com 37, sendo que grande parte das casas foi construída com adobe.
Nove cidadãos morreram em consequência de descarga eléctrica atmosférica e 16 outros ficaram feridos, por desabamentos de muros e de residências.
Consta-se ainda a destruição parcial de 15 igrejas, o derrube de mil e 04 árvores diversas, bem como a destruição de dois Postos de Transformação (PT) e três postos de saúde.
O porta-voz do comando provincial de Protecção Civil e Bombeiros, Albano Cutarica Jamba, explicou que as famílias afectadas têm merecido, de forma paulatina, a ajuda das administrações municipais.
Informou que muitas das casas danificadas foram construídas em zonas de risco e de forma insistente, o que constitui maior preocupação das autoridades no Cuando Cubango.
No período de chuva anterior, 270 residências foram afectadas, nos municípios de Menongue, Calai, Cuchi e Cuangar, assolando mil e 326 pessoas.