Uíge – Doze dos 16 municípios da província do Uíge já concluíram a actualização cartográfica, para a definição das áreas a serem seleccionadas no Censo 2024, cuja realização está prevista para Junho deste ano.
Em declarações à ANGOP, nesta quinta-feira, o responsável do Serviço Provincial do Instituto Nacional de Estatística (INE) no Uíge, Osvaldo José, salientou que os recenseadores actuaram em duas mil e 487 secções dos 12 municípios.
Para a conclusão do processo na província, previsto para o mês de Março, faltam apenas os municípios de Quimbele, Milunga, Damba e Maquela do Zombo.
Referiu que o processo, que teve início em Agosto de 2023, conta com 52 agentes de campo (cartógrafos, supervisores, militares e motoristas), distribuídos em sete equipas.
O responsável considerou positivo o ritmo em que decorre o processo, apesar do mau estado de algumas vias de acesso, constrangimento que poderá atrasar a sua conclusão no prazo estabelecido.
A actualização cartográfica decorre em todo o território nacional e é assegurada por 570 técnicos cartográficos, sendo a última etapa de preparação do Censo Populacional, previsto para Junho de 2024, após a realização do censo piloto que abrangeu sete províncias do país.
O Censo Populacional é um processo vasto que visa actualizar as informações sobre o número de habitantes no país, onde e como vivem, com vista à melhor planificação e distribuição dos recursos e serviços à população.
O primeiro recenseamento populacional após a Independência Nacional foi realizado em 2014. NM/JAR