Uíge - A União Europeia (EU) financiou, desde 2020, com 600 mil dólares, um programa de fortalecimento de conhecimentos de jovens de Luanda, Zaire e Uíge sobre o orçamento coparticipado do município.
Com duração de três anos, o programa de formação, iniciado em 2020, visa capacitar os conselhos municipais da juventude de Viana e Cazenga, na província de Luanda, Mbanza Congo (Zaire) e Songo e Mucaba (Uíge), a contribuírem para a elaboração de políticas públicas.
Este esclarecimento foi dado sábado, no Uíge, pelo responsável da Aliança para a Promoção do Desenvolvimento da Comuna do Hoji-ya-Henda (APDCH), Pedro Branquima, no final de uma formação sobre análise do Orçamento Geral do Estado (OGE) e programas de investimentos públicos.
No encontro de três dias, foi reafirmada a formalização do serviço de moto-táxi, a melhoria das vias de acesso, o apoio aos empreendedores, a inclusão de quadras desportivas, o fomento à agricultura, uma maior inclusão juvenil nos conselhos de auscultação juvenil, entre outras medidas que devem constar do OGE.
Com o objectivo de reforçar as capacidades da juventude, com a vista a contribuir para a formulação de políticas públicas, a acção permitiu formar 50 jovens das províncias abrangidas na acção formativa.