Lisboa (Da correspondente) - A Televisão sob domínio público de Angola Zimbo “TVZimbo” apresentou, na quinta-feira, em Lisboa, o seu canal internacional na plataforma de redes de internet, telemóveis e TV NÓS, na posição 193.
Durante a apresentação do canal televisivo, o coordenador-geral da Comissão de Gestão da TVZimbo, Paulo Julião, disse que é missão da empresa estender os seus serviços em todos os países onde se encontram angolanos e não só de forma a estarem mais próximos do país.
Referiu ainda que a televisão existe há 15 anos, estando a emitir já em Moçambique, Cabo Verde e agora em Portugal com a pretensão de estender o sinal em outros países da Europa.
Acrescentou que os funcionários da televisão comprometem-se a levar a informação e entretenimento a casa de todos.
De acordo ainda com Paulo Julião, a TVZimbo vai dar dimensão estratégica ao Estado que aposta no investimento estrangeiro.
Numa mensagem em vídeo o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto da Silva Oliveira, felicitou a direcção da TVZimbo pela ousadia em estender os seus serviços a vários países em particular Portugal.
O Governo de Angola, disse, quer que os angolanos estejam mais próximos do país e a apresentação do canal vai permitir que os mesmos tenham mais contacto com a realidade e a cultura nacional.
Por sua vez, a embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, louvou a iniciativa do projecto, tendo realçado total disponibilidade da missão diplomática em apoiar naquilo que a TVZimbo precisar.
Durante a cerimónia, foi feita uma homenagem ao músico angolano Barcelo de Carvalho, por ter completado, na ocasião, 82 anos de idade.
Este órgão de Comunicação Social, antes privado, passou para domínio público desd3 2020.
A cerimónia contou com a presença de alguns co-fundadores da TVZimbo, jornalistas, diplomatas angolanos acreditados em Portugal, dentre outras individualidades. EJM/ADR