Luanda- A Embaixada de Angola na Turquia não tem registo de qualquer angolano entre as vítimas do sismo que devastou o sudoeste daquele país europeu, soube hoje, terça-feira, a ANGOP.
Segundo uma nota de imprensa da Embaixada de Angola na Turquia, a Embaixada está a acompanhar os trabalhos de busca e salvamento e não registou ainda nenhuma vítima nacional.
Porém, reconhece ser ainda prematuro avançar com dados definitivos, visto só se terem passado pouco mais de 24 horas desde os abalos sísmicos da madrugada e tarde de segunda-feira.
Em contacto com as autoridades turcas, a Embaixada de Angola apurou que os angolanos que se encontravam naquelas zonas mais afetadas foram transferidos para instalações provisórias que oferecem melhor segurança.
O primeiro terramoto, registado perto da cidade de Gaziantep, teve 7,8 de magnitude e o segundo 7,5, ocorrido perto da cidade de Kahramanmaras.
A agência de desastres da Turquia diz que mais de 3.381 pessoas morreram e mais de 15 mil ficaram feridas.
O presidente Recep Tayyip Erdogan disse que a Turquia viveu o seu “maior desastre” no último século, desde o sismo de Erzincan em 1939 e que não pode anunciar o número exacto de mortos enquanto estiverem ainda a decorrer os trabalhos de busca e salvamento.