Huambo – Trezentas e 50 crianças de todos os municípios da província do Huambo festejaram, este sábado, o Natal solidário antecipado, promovido pela esposa do governador local, Catarina Alfredo.
O acto de solidariedade, decorrido no pavilhão multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, no interior da cidade do Huambo, incluiu momentos de cultura geral, jogos de cadeiras, dança, teatro, poesia e concursos de dança, alguns dos quais com a participação do governador pereira Alfredo.
As crianças vibraram, também, ao ritmo da Lisiane Dance, uma kudurista de 13 anos de idade, residente na cidade do Huambo, para além de não terem faltado abraços, sorrisos e momentos de grande emoção.
Sob o lema “Festejemos o Natal da criança com amor e solidariedade”, o momento alto do evento foi o almoço de confraternização, seguido da entrega de brinquedos e do corte do bolo.
Na ocasião, a esposa do governador da província do Huambo e madrinha do evento, Catarina Alfredo, disse que o Natal significa, acima de tudo, um momento de confraternização e amor, por ser uma fase em que as famílias, tanto cristãs e não só, congregam-se para comemorar a festa da união.
Informou que o evento contou com a representação de todos os municípios da província do Huambo, incluindo de lares de acolhimento e de crianças com necessidades especiais, que, também, participaram das brincadeiras.
Sinalizou que as famílias devem continuar a promover o amor, para o alcance dos projectivos colectivos, sobretudo, nesta fase de celebração de Natal, enquanto momento de muita harmonia.
Numa mensagem, as crianças consideram o Natal como uma oportunidade para promover o amor ao próximo, a solidariedade, a paz, a segurança e o ambiente de harmonia familiar, para além de proporcionar momentos de alegria e de conectividade, entre os menores e os adultos.
Assinalaram que a visão nacional da criança perspectiva um futuro em todos os petizes tenham apoio aos serviços necessários, para que possam desenvolver plenamente as suas potencialidades.
Reconheceram o engajamento do Governo da província do Huambo na melhoria do bem-estar e progresso social da criança.
Apesar disso, solicitaram a promoção e o estímulo das redes de protecção e defesa dos direitos da criança.
Refira-se que a festa de Natal solidário tem sido uma tradição na véspera da quadra festiva (Natal e Passagem de Ano). ALH