Huambo – Treze cooperativas juvenis focadas em trabalhos de jardinagem, publicidade estática e de recolha resíduos sólidos dos municípios da Caála e do Huambo receberam, esta quinta-feira, kits profissionais, para a promoção da empregabilidade.
Trata-se de motos de três rodas, carros de mão, conjunto de ancinhos, baldes, serra eléctrica, catanas, pás, ancinho, tabletes, fita métricas, computadores portátil, perfurador de lonas, entre outros, entregues a 130 jovens, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias.
Paralelamente, outros 15 jovens receberam micro-créditos de 500 mil Kwanzas/cada, no âmbito do programa “Jobe Angola”, numa iniciativa do MAPTSS, operacionalizado pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e financiado pelo Fundo Nacional de Emprego (FUNEA).
O programa proporcionou, igualmente, 372 bolsas de formação no Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC-Huambo) e 369 estágios para jovens locais.
Na ocasião, a ministra do MAPTSS, Teresa Rodrigues Dias, disse que o programa “Jobe Angola” é abrangente e está virado para a juventude, no quadro da nova filosofia da promoção da empregabilidade do Governo angolano, que visa atender iniciativas empreendedoras, com financiamento do FUNEA.
Este formato, segundo a governante, é o que se pretende em todas províncias do país, com contratos remuneratórios assinados, entre os jovens e as administrações municipais, para mitigar os problemas de limpeza e embelezamento das cidades e vilas, ao invés deste trabalho ficar a cargo das autoridades.
Pediu as cooperativas a procurarem os canais devidos de reclamações do Governo da província do Huambo caso não tiverem prioridades na selecção dos contratos de limpeza, jardinagem e manutenção da cidade, para as devidas medidas, pois o objectivo do programa é fomentar a empregabilidade e a renda familiar.
Pelo facto de as cooperativas serem prioridade nas acções de limpeza e de jardinagem das duas cidades, as administrações municipais da Caála e do Huambo assinaram um protocolo de cooperação com o INEFOP, para as devidas contratações dos trabalhos de saneamento básico.
Por sua vez, o governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, disse ser um projecto interessante, que visa a promoção da empregabilidade e amparar os anseios da juventude da região, pelo facto de o estado não poder ser a entidade que mais emprega, daí se estar a se trabalhar para inverter a pirâmide.
Referiu tratar-se de kits de diversas naturezas, com destaque para a manutenção das vias, jardinagem, saneamento básico, entre outros, que vão manter as cidades da Caála e do Huambo mais limpas e gerar empregos na região.
Quanto ao microcrédito, afirmou ser uma iniciativa que vai fomentar acções empreendedoras na província e o governo vai tirar o máximo proveito do programa, para que outros jovens tenham mais oportunidades de crescimento e aumento da renda familiar.
O programa “Jobe Angola”, inserido no quadro da implementação da Agenda Nacional para o Emprego, está direccionado à promoção da empregabilidade dos jovens, por via da atribuição de benefícios para a formação profissional, estágios e programas de auto-emprego, bem como o apoio às cooperativas no sector da agricultura, pescas, saneamento e serviços urbanos relativos aos Contratos Locais de Emprego e Inserção (CLEI). ZZN/ALH