Lubango – Três homens morreram quanto tentavam fazer uma ligação eléctrica anárquica a partir de uma linha de média tensão e foram electrocutados, no bairro Mandume, no município da Chibia, província da Huíla.
Outros três jovens ficaram feridos, com queimaduras graves, pois o carril que usavam como poste, teve contacto inadvertido com a linha área, informou a porta-voz dos Serviço e Protecção civil e Bombeiros, subinspector-bombeiro, Teresa Abel.
Em declarações à ANGOP, a oficial realçou que segundo depoimentos dos populares, o incidente aconteceu por volta das 12 horas e 30 minutos de sexta-feira, quando as vítimas, na tentativa de um processo de ligação ilegal, fizeram a implantação de um poste à base de um carril de linha-férrea.
Na sequência, explicaram, o poste caiu e ficou preso e em contacto com os cabos eléctricos de média tensão, o que provocou a electrocussão dos homens, cujas idades varia de 28 a 36 anos e dos feridos de 20 a 36 anos.
Destacou que os feridos foram prontamente socorridos pelo Hospital Municipal da Chibia, onde recebem assistência.
Entretanto, o agente de comunicação da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), Wilson Haukelo, fez saber que a situação é “preocupante”, pois constitui fundamentalmente perigo de vida, para além de estar a sobrecarregar a rede.
Sublinhou não ser um caso isolado, porque nos últimos tempos, vêm registando casos de ligações ilegais e apela a população a tratar assuntos sobre electricidade exclusivamente com a ENDE. BP/MS