Huambo – Três pessoas, incluindo um recém-nascido, morreram electrocutadas, quinta-feira, na comuna do Cuima, município da Caála, província do Huambo, soube a ANGOP.
Ao confirmar o facto, esta sexta-feira, do porta-voz da Delegação do Interior na província do Huambo, Martinho Kavita Satito, disse que o incidente ocorreu no bairro Kachiwanga, no sector do Gove, quando uma cidadã resolveu estender a roupa num cabo eléctrico de 220 Volt.
Apercebendo-se da situação, acrescentou, a irmã tentou socorrê-la e como se encontrava com a bebé as costas, ambas acabaram electrocutadas.
O superintendente-chefe da Polícia Nacional informou que as vítimas chegaram a ser socorridas pelos vizinhos, que as levaram ao posto de saúde da localidade, onde acabaram por falecer minutos depois.
O responsável, que endereçou, em nome da Delegação local do Interior, sentimentos de pesar à família enlutada, apelou para a observância dos pressupostos para que se evite situações do género, sobretudo, em actividades domésticas.
Furto de cabos eléctricos
Por outra, Martinho Kavita Satito adiantou que as forças policiais recuperam, quinta-feira, mais de 800 metros de cabos eléctricos, na sequência de uma micro-operacção, em cumprimento de um mando do Ministério Público junto ao Serviço de Investigação Criminal (SIC-Huambo).
Disse que a mesma incidiu sobre os mercados informais do Benfica, Cacilhas, Capango e Quissala, ambos no município do Huambo, com o objectivo de determinar os infractores envolvidos nos crimes de roubo e furto de cabos eléctricos na periferia da cidade, sobretudo, no bairro R-21, concretamente, na zona do Cavongue Baixo.
Fruto destas acções, segundo o porta-voz da Delegação do Interior, foi possível apreender 19 rolos de cabos eléctricos do tipo monofásico, que perfazem 855 metros de origem duvidosa, pois os alegados proprietários não conseguem provar a proveniência dos equipamentos.
O responsável reafirmou o compromisso das autoridades policiais em continuarem a fazer diligencias, na perspectiva de reforçar o sentimento de segurança das comunidades, as quais apelou à vigilância e denúncia de todos os actos que possam indiciar crime.
Com uma extensão territorial de 35 mil e 771 quilómetros quadrados e uma densidade populacional acima dos dois milhões e 700 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios, 37 comunas e três mil 387 aldeias, a província do Huambo localiza-se na região do Planalto Central do país. ALH