Caxito – A circulação automóvel na estrada nacional 100, que liga as províncias do Bengo e Uíge, poderá ficar comprometida devido a destruição parcial da via junto o ponteco sobre o rio Ube, na localidade do Jungo, município do Dande, província do Bengo.
A chuva constante causou a destruição das guardas metálicas de protecção da ponte e o deslocamento do pavimento na faixa de rodagem ascendente em direcção à comuna do Úcua.
Com isso, a circulação automóvel entre as comunas das Mabubas e Úcua (Dande), assim como os municípios dos Dembos, Pango Aluquém, Bula Atumba e a vizinha província do Uíge esteve condicionada durante horas no domingo.
Uma comissão técnica liderada pelo administrador municipal adjunto para a Área Técnica do Dande, Rui Pedro, realizou uma visita técnica à localidade de Jungo com o propósito de monitorar o estado da ponte situada na Estrada Nacional 100, na fronteira entre as comunas das Mabubas e Úcua.
Face à gravidade da situação, a comissão técnica concluiu ser urgente a reabilitação da estrutura, uma vez que o tráfego está actualmente limitado a uma única faixa de rodagem, o que aumenta significativamente o risco de acidentes e pode levar à interrupção total da circulação naquela via.
O administrador adjunto do Dande para área técnica, Rui Pedro explicou que a situação requer uma intervenção urgente, frisando que a administração do Dande vai reportar a preocupação às estruturas centrais por se tratar de uma estrada nacional.
O motorista Santos Miguel apela às entidades a sinalizar o local, pois constitui um perigo iminente e a fazer uma intervenção urgente na ponte para melhorar a circulação de pessoas e de viaturas. MD/CJ/PA