Caxito – O director do projecto do Terminal Oceânico da Barra do Dande, Mauro Graça, destacou, no Bengo, a necessidade de maior fluidez na estrada nacional 100A (EN100A), para se evitar o incumprimento da data de conclusão do projecto.
O responsável, que falava nesta segunda-feira, na província do Bengo, por ocasião da visita do Presidente da República, João Lourenço, ao projecto, pediu maior atenção à requalificação da EN100A.
“A estrada é importante não só nessa fase de construção em que há necessidade de maior fluidez na circulação dos camiões, mas também na fase operacional, visto que o terminal vai operar 24/24 horas e movimentar camiões com produtos altamente inflamáveis a todo o momento”, disse.
Segundo o responsável, requer uma infra-estrutura de transporte com qualidade, segura e fluida para facilitar o acesso do produto aos pontos de consumo.
Explicou a necessidade de se receber 300 camiões com pedras por dia, mas, neste momento, recepciona apenas 200, por causa do mau estado da estrada.
Nessa altura, atingimos o ponto mais profundo do quebra-mar, o que exige maior volume de pedras.
O quebra-mar, com 1.700 metros de comprimento, dos quais 1.300 metros já estão construídos, tem uma necessidade de 249 mil metros cúbicos de rocha para a sua construção.
“Estamos na disposição de avançar com o esforço necessário para mitigar esse constrangimento (da estrada), para que não tenha impacto no projecto”, disse.
Quanto ao fornecimento de energia ao projecto, o director do TOBD esclareceu que tem estado a trabalhar com a Rede Nacional de Transporte (RNT), no sentido de ligar o terminal oceânico à subestação eléctrica do Capari.
“Dada a urgência e a necessidade de ter o terminal ligado à rede eléctrica, estamos disponíveis para suportar as despesas necessárias e levar a linha de energia para o terminal”, ressaltou o responsável.
"Queremos que o terminal trabalhe a quase 100% com energias limpas", explicou.
Com uma execução na ordem de 63 por cento, o projecto contempla 29 tanques com capacidade de armazenamento de 724 mil metros cúbicos de derivados de petróleo.
Na primeira fase estão em execução 16 tanques com capacidade para armazenar 580 mil metros cúbicos de gasolina, gasóleo e LPG.
Em execução numa área global de 390 hectares, as obras do Terminal Oceânico da Barra do Dande, avaliadas em 642 milhões de dólares, têm o seu término previsto para Julho de 2024. CJ/IF