Malanje- Quatrocentos e três novos postos de trabalho vão ser criados, este ano, em Malanje, no quadro da implementação da terceira fase do Programa de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE), perfazendo mil e 205 com os da primeira e segunda etapas.
A informação foi prestada hoje, terça-feira, pelo director do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Leonel Bernardo, durante o lançamento da terceira fase do programa na província.
Explicou que os referidos empregos serão gerados mediante a entrega de kits de trabalho, formação sobre empreendedorismo e cedência de micro-crédito no valor que varia entre 300 mil a 7 milhões de kwanzas, com vista a promoção do auto-emprego.
Lembrou que, na primeira e segunda fase do PAPE foram criados em Malanje 802 novos empregos, assim como foram formados 318 jovens em empreendedorismo e gestão básica de pequenos negócios, atribuição de 65 carteiras profissionais e promoção de 40 estágios profissionais remunerados.
O responsável destacou que esta acção, enquadrada no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN/2018-2022), visa reduzir o nível de desemprego no seio da juventude e criar fontes de renda para esta franja.
Na ocasião, o director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado, José Domingos, frisou a relevância do PAPE na criação de competências profissionais dos jovens, para se assumirem como importantes agentes empregadores.
Apelou-os para gestão criteriosa dos meios que serão postos à sua disposição, com vista a multiplicar os postos de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da província.
O acto de lançamento da terceira fase do PAPE culminou com a entrega de 53 kits profissionais e 30 micro-créditos a jovens do município de Malanje.
Na segunda-feira, foram entregues 23 kits de trabalho à igual número de jovens do município de Cangandala.
Lançado em 2019, o PAPE é projecto do governo angolano voltado ao apoio aos cidadãos nacionais dos 17 aos 40 anos de idade, nas áreas de formação, empreendedorismo, micro-créditos, distribuição de kits profissionais e estágios profissionais.
O PAPE visa alcançar em todo o país 83 mil e 500 jovens até 2022, cujos benefícios visam o incentivo ao empreendedorismo e conta com a parceria da Banca na concessão de créditos no valor mínimo de 300 mil kwanzas e máximo de Kz 7 milhões.