Caxito – O coordenador para Educação Espacial do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, Lumonsoni Eduardo André, ressaltou hoje, segunda-feira, na província do Bengo, que ao investir em tecnologia espacial, o Governo consegue encontrar soluções para atenuar problemas climáticos, com destaque para a seca.
Ao palestrar sobre a Semana Mundial do Espaço, que decorre de 04 a 10 de Outubro, o responsável considerou importante que os governos invistam na tecnologia espacial para melhorar as técnicas de monitorização do clima e dos campos agrícolas.
Disse que a apostar na indústria espacial pode igualmente servir para a sustentabilidade e diversificação da economia dos países, evitando a dependência do petróleo e outros recursos minerais.
Na ocasião, a directora do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa, Elizabeth Lima disse que a tecnologia espacial tem sido crucial, na busca por soluções para mitigar os impactos das mudanças climáticas, através de satélites capazes de monitorar em tempo real as transformações que ocorrem no planeta.
Acrescentou ainda que os avanços nas tecnologias espaciais desempenham um papel significativo nos sectores essenciais para o desenvolvimento sustentável, como da agricultura de precisão.
“Por meio de satélites, drones e sistemas de georreferenciamento, os agricultores podem monitorar com precisão o estado de suas culturas, qualidade do solo e a necessidade de irrigação ou fertilizantes, tudo em tempo real, para aumentar a produtividade e minimizar o uso de recursos” explicou.
De 04 a 10 de Outubro comemora-se internacionalmente a Semana Mundial do Espaço, uma data estabelecida pelas Nações Unidas com o objectivo de celebrar o contributo da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.
O tema para este ano de 2024 é “Espaço e mudanças climáticas”.MD/CJ/PA