Soyo – Taxistas na cidade do Soyo, província do Zaire, estão a encurtar as rotas de viagens, numa altura em que se assiste uma correria de passageiros nas paragens, devido à quadra festiva.
Numa ronda efectuada pela ANGOP na manhã desta terça-feira, em algumas artérias, foi notória a presença em larga escala de passageiros nas paragens de acesso ao centro da cidade do Soyo.
A título de exemplo, a rota bairro Kitona/baixa da cidade ficou encurtada até ao mercado de Kunga a Yenguele, obrigando os passageiros apanharem dois táxis para chegarem ao destino final.
A mesma situação verifica-se no sentido inverso, para quem sai da cidade para a zona de Kitona, que dista a sensivelmente 12 km do centro urbano.
A situação preocupa os passageiros que passaram a gastar o dobro do valor (400 kz) para atingirem os seus pontos de destino.
Marta Fernandes, funcionária pública, pediu às autoridades competentes para velar por essa situação que está a criar constrangimentos na mobilidade urbana.
Disse que os taxistas estão a aproveitar a época da quadra festiva, em que os munícipes mais se movimentam pela cidade para a aquisição de diversos bens essenciais.
Severino António, munícipe, lamentou a atitude dos taxistas que considerou irreflectida e desonesta, por desconsiderar a actual difícil situação financeira dos cidadãos.
A ANGOP tentou sem sucesso ouvir a direcção local da Unidade de Viação e Ordenamento do Trânsito, assim como dos Transportes.
A cidade do Soyo possui, actualmente, mais de 200 mil habitantes. PMV/JL