Luena – A taxa de cobertura de fornecimento de corrente eléctrica à cidade do Luena, província do Moxico, reduziu para 70 por cento nos últimos sete dias, devido à baixa na produção.
A informação foi passada à ANGOP, esta quinta-feira, no Luena, pelo director provincial da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), Arnaldo Carlos, em reacção às constantes restrições que a urbe e os bairros periféricos tem registado nos últimos tempo.
Segundo o responsável, actualmente a urbe está a ser abastecida por 16 Megawatts, registando-se um défice de cinco MW, tendo em conta a necessidade do consumo.
Essas restrições estão igualmente associadas à vulnerabilidade dos sistemas de protecção dos cabos de transportação contra descargas atmosféricas, face ao índice de vandalização de que tem sido alvo.
Arnaldo Carlos afirmou que estão a ser feito "esforços" para se ultrapassar tal situação, com vista à minimização dos constrangimentos que tem assolado a população registados.
A cidade do Luena recebe energia elétrica de grupos geradores com uma capacidade instalada de 27.5 MW, bem como da barragem hidroelétrica de Tchihumbwe, localizada no município do Dala, província da Lunda Sul, cuja potência é de 12 megawatts. ISAU/TC/YD