Talatona - Mais três dos, 14 projectos inscritos no Plano Integrados de Intervenção nos Municípios (PIIM), em Talatona, Luanda, serão inaugurados em Março deste ano.
A informação foi prestada, nesta quinta-feira, pelo administrador municipal de Talatona, Rui Duarte, quando falava no final da visita de constatação das obras em curso, tendo explicado que destes destacam-se duas salas de aulas e igual número de unidades hospitalares, entre os quais o hospital da Honga, maior projecto do PIIM naquela circunscrição.
Disse dos 14 projectos aprovados,11 já funcionam depois de serem inaugurados. Ao longo das empreitadas foram registados alguns constrangimentos, sobretudo no domínio financeiro, mas que serão resolvidos no mais curto espaço de tempo.
Em declarações à imprensa, o secretário de Estado da Educação para o ensino pré-escolar e Primário, e membro da Comissão Interministerial de Acompanhamento e Fiscalização às obras do PIIM, Francisco Pacheco, considerou de positivo o trabalho desenvolvido, sobretudo, no sector da educação que ,segundo ele, registava no passado 11 escolas e actualmente o número é acima de 50.
Disse que está cifra reflete a preocupação das autoridades municipais, em atender as necessidades dos munícipes.
A carteira de projectos do PIIM no município de Talatona comtempla o sector da educação, com a construção e reabilitação de escolas, da saúde com mais de três unidades construidas e 17 para a manutenção.
Kilamba Kiaxi
O Secretário de estado da Saúde para área hospitalar, Leonardo Inocêncio, esteve no município do Kilamba Kiaxi, onde constatou que seis dos onze projectos, em curso naquele município, serão inaugurado nos próximos meses, por possuírem um grau de execução física acima dos 70 por cento e financeiro menos de 10.
Disse que registaram-se aguns constrangimento como é o caso de uma das obras que estava paralisada, mas que o empreiteiro garantiu arrancar nos próximos dias.
Do ponto de vista de infraestruturas, o responsável informou que o município regista grande carência, mas o PIIM vem preencher esta lacuna ,em todas as áreas públicas como saúde, educação, complexos administrativos, forças da ordem públicas e outros .
Dos dez projectos propostos, quatro já foram inaugurados, tendo em vista o funcionamento dos demais ainda este anos.