Luanda - O município de Tatalona, província de Luanda, conta desde hoje, quinta-feira, com um Centro de Formação Profissional PRORUMUS, inaugurado pelo Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe.
O centro PRORUMUS, o terceiro, em Luanda, ministra diversos cursos, entre os quais Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho; Cibersegurança e Inteligência Artificial e o de Segurança Privada Intensivo.
Em declarações à ANGOP, a directora do centro, Bárbara Mateus, disse que a sua instituição tem o firme propósito de capacitar todas aquelas pessoas individuais e colectivas, como empresas e instituições, que queiram profissionalizar-se para atender o mercado.
Fez saber que, desde 2017, a PRORUMUS já capacitou mais de duas mil pessoas, razão pela qual pretende, com mais este centro, continuar a avançar neste propósito de ajudar os que procuram pelo conhecimento teórico e prático para melhor desenvolverem as suas actividades.
Para Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, a formação profissional faz parte da agenda de prioridade do Governo de Angola, pelo que apela às empresas, associações e organizações não governamentais a investirem na capacitação dos cidadãos.
Disse estar satisfeito pelo facto de a PRORUMUS ter integrado o curso de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho no seu curriculum, já que o país precisa desta formação.
" O ano transacto tivemos registados mil e 800 acidentes de trabalho, 34 dos quais fatais. Estas mortes e acidentes eram perfeitamente evitáveis e só com a capacitação e o envolvimento de todos é que poderemos fazer com que os trabalhadores possam laborar num regime de perfeita segurança, higiene e tenham saúde a curto, médio e longo prazo", asseverou.
Para o comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) de Angola, Manuel Lutango, este projecto formativo tem uma relevância estratégica na capacitação dos profissionais que operam em diversas áreas, com destaque para os cursos de Prevenção e Extinção de Incêndios, Resgate e Salvamento, Atendimento Pré Hospitalar e outros.
O SPCB, acrescentou, reitera o interesse em estreitar parceria estratégica com a ProRumus na superação profissional dos quadros.
Celso Chiangue, docente da PRORUMUS, disse que a sua missão é capacitar os formadores de modo que eles possam transmitir, da melhor forma, os conhecimentos.
Salientou que a formação é a pedra basilar do desenvolvimento de um indivíduo, empresa e da sociedade em geral.
Segundo Liriano Lopes, formando no curso de Higiene e Limpeza, aprender a teoria e a prática tem sido salutar, esperando por bons resultados no fim da capacitação e enfrentar o mercado de trabalho.
A PRORUMUS é uma empresa legalmente constituída em Angola, com sede em Luanda, implementada no mercado desde 2017 e tem como principal actividade a prestação de serviços de formação profissional e consultoria em diferentes vertentes formativas. AC