Ondjiva - Um cidadão nacional de 37 anos de idade, que se fazia passar de funcionário da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), foi detido este domingo, no bairro Cafitu, província do Cunene, acusado de prática de burla e promessas de vagas de empregos.
O indivíduo efectuava cobranças a população de valores monetários na ordem de 150 mil por pessoa, na garantia de enquadrá-los numa vaga de emprego na empresa de electricidade.
Segundo o especialista do Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional no Cunene, inspector Samuel Casaco, o mesmo foi detido mediante diligências derivada de denúncias da população, salientando que foi flagrado a efectuar cobrança de 100 mil Kwanzas em uma residência em troca de um contrato de ligação de energia.
A fonte alertou a população a ter maior cuidado com promessas falsas de emprego por indivíduos desconhecidos, para não caírem no erro e perderem dinheiro.
Samuel Casaco aconselhou ainda maior colaboração na denúncia de casos do género às autoridades policiais, visto que existem muitos que se fazem passar por funcionários para conseguir burlar os mais distraídos.
Em 2024 ocorreu a detenção de um suposto agente de 1ª classe do Comando Municipal da Polícia no Cuvelai, por prática do crime de burla qualificada de 20 mil kwanzas.
O referido agente, que se fazia passar por efectivo do Serviço de Investigação Criminal (SIC), subtraiu o valor em referência a um cidadão, com o pretexto de ajudá-lo a livrar-se da responsabilidade criminal em que estava envolvido. PEM/LHE/HDC