Ndalatando - A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT-EP) anunciou, para esta segunda-feira, a abertura das comportas das barragens Hidroeléctricas de Laúca (Malanje) e Cambambe (Cuanza-Norte), devido à subida do caudal do Rio Kwanza.
De acordo com uma nota da RNT-EP a que a ANGOP teve acesso neste domingo, as comportas serão abertas a partir das primeiras horas do dia 6 e iniciar-se-á o processo de descarga de água, cuja inundação poderá afectar campos agricolas nas margens do baixo Kwanza.
“Com vista a cautelar os efeitos negativos resultantes da subida do nível de água do rio, a comissão técnica da RNT estabeleceu contactos com os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros através dos governos provinciais de Luanda, Cuanza-Norte e Malanje, no sentido de se tomarem as medidas preventivas necessárias”, lê-se no documento.
A instituição apelou à população a manter-se atenta e a acatar as recomendações dos órgãos competentes.
A situação que ocorre todos os anos nos meses se Março e Abril, provoca cheias e inundações no baixo Kwanza e a devastação de campos agrícolas, tendo como o epicentro a comuna de Massangano. EFM/DS/PBC