Huambo - O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) intensificou, há dias, na província do Huambo, as campanhas sensibilização das igrejas, escolas, autoridades tradicionais e mercados informais sobre as medidas de prevenção das calamidades naturais.
O facto foi dado a conhecer, esta quinta-feira, à ANGOP, pelo porta-voz do SPCB na província do Huambo, inspector-bombeiro Alberto Satota, ao referir que a iniciativa surge numa altura em que são registadas frequentemente vítimas mortais e danos materiais provocados pelas chuvas.
Disse que as campanhas de sensibilização estão a ter incidências nas comunidades, com realce para igrejas, escolares e mercados informais, por aglomerarem o maior número da população, no quadro das estraégias de prevenção das calamidades naturais.
O responsável informou que de Janeiro à presente data foram registados 29 vítimas de descargas electrícas, dos quais 19 pessoas perderam a vida e outros 10 contrairam ferimentos graves e ligeiros.
O inspector-bombeiro Alberto Satota explicou que as vítimas mortais resultaram de incidência directa de trovoadas , sobretudo, nos campos agrícolas e residências de construções precárias, nos 11 municípios.
Sem apresentar dados comparativos, informou que de Janeiro até ao momento, as chuvas causaram destruíram 100 residências, com 500 pessoas ao relento.
A província do Huambo, com uma área de 35.771 quilómetros quadros e uma população acima dos dois milhões 800 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios, tem um período chuvoso do ano que dura, aproximadamente, nove meses, de 15 de Agosto a 15 de Maio.
Tem um clima tropical com uma temperatura média de 20.2 °C. Dezembro é o mês mais quente do ano, enquanto o de Agosto tem uma temperatura média de 18.2 °C, sendo a mais baixa do ano. LT/JSV/ALH