Luanda - O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), Wilson Baptista, enalteceu nesta quinta-feira, em Luanda, a aposta da Agência Angola Press (ANGOP) nas novas plataformas digitais, de modo a atingir um público mais diversificado.
De acordo com o superintendente, que falava no final de uma visita à sede da ANGOP, a agência está muito dinâmica e actualizada nas questões ligadas às novas técnicas e os métodos de comunicação.
“Constatamos que o sector que trata das redes sociais é bastante dinâmico”, disse.
Em relação à visita, explicou que teve como objectivo estreitar os laços de cooperação entre o SPCB e os órgãos de comunicação social, no sentido de estabelecer parceiras no que concerne a troca de experiências.
“Viemos reforçar que estamos disponíveis para garantir que a informação chegue da melhor forma possível e que haja alguns estágios profissionais dos quadros aqui na agência, para que possamos ter a melhor informação com a qualidade que a demanda actual impõe”, relatou.
Na ocasião, o superintendente bombeiro sublinhou que o SPCB conta, actualmente, com cerca de 12 mil efectivos, nas distintas especialidades, desde o combate ao incêndio, regaste e salvamento, atendimento pré-hospitalar, entre outros.
Reconheceu que o número ainda não corresponde à demanda operacional do país, tendo referido que o Ministério do Interior (MININT) tem uma estratégia de reforçar os órgãos com mais efectivos.
“O país é bastante dinâmico, nós temos um crescimento demográfico bastante acentuado e o MININT está atento às mudanças sociais. Com o Censo, teremos um indicador bastante importante para a redefinição da estratégia a nível do capital humano e também do contingente técnico”, avançou.
Sobre os passos futuros, contou que inicialmente era necessário alargar a malha a nível de efectivos e, para o efeito, alguns comandos municipais estão a ser construídos, sendo preciso garantir que haja a disponibilização de meios para que se possa dar resposta.
A visita enquadra-se na estratégia de dinamização do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SPCB, com vista a garantir a qualidade e eficiência na promoção da imagem e representação a nível interno e externo.
A mesma surge da necessidade de estabelecer parceria estratégica de trabalho com os órgãos de Comunicação Social.
Contou com mais de 10 profissionais deste gabinete, que foram informados sobre o funcionamento da agência, com ênfase para o esclarecimento da sua linha editorial e dinâmica de trabalho.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP), sendo na altura os seus trabalhos distribuídos em boletim impresso, até que, a 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico. CPM/OHA