Luanda – Os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros anunciou, na noite de domingo, o encerramento da acções de emergência sobre os escombros do edifício nº 41, da Avenida Comandante Valódia, em Luanda, que desabou na madrugada de sábado, sem qualquer vítima mortal e danos matérias por avaliar.
Em conferência de imprensa, o porta-voz da corporação, Félix Domingos, disse que o trabalho, que durou dois dias, envolveu 934 efectivos e 92 meios.
Entre os escombros foram encontrados vários bens, com destaque para 134 milhões 719 mil kwanzas, sob custódia das autoridades que seguirão os trâmites para devolver ao proprietário, que até ao momento ainda não se pronunciou.
O edifício, localizado na zona do Kinaxixi, Avenida Comandante Valódia, Luanda, ruiu por volta das 02h00 da madrugada de sábado.
O imóvel, pertencente à empresa privada Fundinveste, já havia sido evacuado pelas autoridades, há alguns dias, depois de a perícia técnica ter revelado risco de desabamento.
A falta de manutenção e alterações que impactaram no tempo de vida útil da estrutura estão na base do desabamento do edifício 41, na madrugada deste sábado, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda.
O incidente ocorre quinze anos depois da queda do edifício de sete andares da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), que se situava na rua Senado da Câmara, em frente à Cidadela Desportiva. ART