Soyo – A cidade do Soyo, na província do Zaire, necessita de obras estruturantes de engenharia civil para se pôr cobro as inundações que todos os anos afectam a circunscrição.
Em declarações hoje à ANGOP, o administrador municipal adjunto para a área técnica, infra-estruturas e serviços comunitários, Adelino Nkai, disse que a solução passa pela efectivação do projecto denominado “combate às inundações”, aprovado em 2019, no âmbito das relações de cooperação entre Angola e os Países Baixos.
Trata-se de um projecto característico das regiões dos Países Baixos, que prevê a construção de redes técnicas para o escoamento de águas pluviais e residuais para o rio Zaire.
O projecto contempla, ainda, a construção de ruas à base de betão armado, modelo mais utilizado nos Países Baixos.
Informou que, no quadro desse projecto já foram concluídos, em 2019, os estudos técnicos, através de meios aéreos e terrestres, com a utilização de equipamentos sofisticados por uma empresa daquele país europeu.
Acrescentou que, o referido estudo identificou cinco bairros considerados mais críticos em termos de inundações causadas por chuva, designadamente Kikala Kiaco, 1º de Maio, Kikudo, Kungoyenguele e Kintambi.
De subordinação central, o projecto, de acordo com a fonte, está em fase de estudo de viabilidade, devendo nos próximos tempos ser apresentado aos potenciais financiadores para a sua discussão e aprovação.
A cidade do Soyo, zona costeira da província do Zaire, tem uma população estimada em mais de 250 mil habitantes. JFC/JL