Dundo - Setecentos e oitenta e cinco (785) empregos foram gerados pela Sociedade Mineira de SOMILUANA, localizaa no município de Lucapa, província da Lunda-Norte, que inaugurou quarta-feira, uma nova central de escolha que elevará os níveis de produção.
A informação foi prestada pelo presidente do Conselho de Administração da empresa, Reinaldo Trindade, durante o acto de inauguração, sublinhando que 98 por cento dos empregos gerados são ocupado por angolanos.
Fez saber que com a entrada em funcionamento da nova central de escolha com três linhas e uma capacidade de tratamento de seis toneladas de concentrado por hora, prevê-se a produção de 15 mil quilates de diamantes/mês, no futuro, contra os actuais quatro mil.
Com o aumento dos níveis de produção, prosseguiu , a empresa estará em condições de melhorar a sua contribuição no Orçamento Geral do Estado , através dos impostos.
Por outro lado, reiterou o compromisso da empresa em apoiar as ações sociais do Governo, sobretudo nos sectores da saúde, educação e fomento da agricultura familiar.
Prometeu que a empresa continuará a trabalhar para melhorar a preservação ambiental, através de programas de repovoamento florestal, reposição de solos e preparação de terrenos usados para a prática da agricultura.
Com uma área de 444 quilómetros quadrados de concessão, o depósito secundário (aluvião) conta com uma participação de 33 por cento da Samiluana e 67% da ENDIAMA EP.
Em 2004 iniciou a sua prospeção e seis anos depois começou a fase de exploração e produção. HD