Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, participa a partir de segunda-feira, em Dushanbe, Tajiquistão, na 3ª Conferência Internacional de Alto Nível sobre a Década Internacional de Acção “Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018-2028".
Para o efeito, a Vice-Presidente da República deixou este sábado Luanda com destino ao local da conferência, onde vai representar o Chefe de Estado, João Lourenço.
Segundo uma nota de imprensa enviada à ANGOP, Esperança da Costa vai intervir na sessão plenária do evento que decorre de 10 a 13 deste mês, na capital do país da Ásia Central.
Secretários de Estado das Águas, do Ambiente e das Relações Exteriores, representantes da sociedade civil e do sector privado compõem a delegação angolana chefiada pela Vice-Presidente da República.
Conferência
A conferência vai desdobrar-se em três grandes momentos, sendo o primeiro reservado a realização de fóruns temáticos por regiões: “Fórum Africano sobre a Água”, “Fórum sobre os Glaciares” e “Fórum Centro asiático sobre a Água”,.
No segundo, será feita a abertura da Sessão Plenária, cujo pano de fundo passa pelo diálogo interactivo focado na implementação da década de acção hídrica e nos resultados da Conferência das Nações Unidas sobre a água de 2023.
O terceiro momento vai abarcar debates relacionados com questões como “Água para o clima, resiliência e meio ambiente: fonte para o mar, biodiversidade, clima, resiliência e redução do risco de desastres (DRR)” e da “Água para a cooperação: cooperação hídrica transfronteiriça e internacional, cooperação intersectorial, incluindo cooperação científica e água, em toda a Agenda 2030”.
O tema sobre “Década de acção no domínio da água: acelerar a implementação dos objectivos da década, nomeadamente através do Plano de Acção do secretário-Geral da ONU” fecha a plenária, em que participam Chefes de Estado e de Governo, sociedade civil e sector privado.
Tajiquistão
Oficialmente República do Tajiquistão, é um país montanhoso encravado na Ásia Central, faz fronteira com o Afeganistão ao sul, com o Uzbequistão ao oeste, Quirquistão ao norte, e a China ao leste
Com uma população de mais dez milhões de habitantes, 143 mil 100 quilómetros quadrados, o país era uma das repúblicas da antiga União Soviética e tornou-se independente em 1991.
Tem como capital Dushanbe a maior cidade do Tajiquistão que alberga cerca de um milhão de habitantes e detém várias indústrias do sector téxtil e energético. VIC