Luanda – As soluções tecnológicas de observação da terra para os diferentes sectores da economia nacional, apresentada pelo Ministério das Telecomunicações,Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), em Dezembro último, através do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), têm despertadointeresse de várias entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais.
O GGPEN tem desenvolvido várias soluções tecnólogicas de observação da terra, tal como o Tech-Gest, que foi categorizado como um projecto excelente, focado nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Pesquisa Internacional sobre Inteligência Artificial (IRCAI), um órgão adstrito à UNESCO.
Para aferir o funcionamento do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Espaciais do GGPEN, localizado no Complexo Administrativo Clássico do Talatona, em Luanda, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, procede, na quinta-feira, uma visita a referida infra-estrutura.
O Tech-Ecologia é uma solução para monitoramento de derrames de petróleo, enquanto o Tech-Gest para monitoramento de infra-estruturas e gestão de activos e o Tech-Agro para estimativa da produtividade agrícola.
A solução tecnológica Tech-Gest consta dos 20 projectos distinguidos com o selo de excelente no âmbito do Top 100 dos melhores projectos do mundo usando inteligência artificial focada nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, cuja apresentação oficial do prêmio ocorre no dia 4 de Maio do corrente ano, em Nova Iorque.
As soluções tecnológicas do GGPEN são desenvolvidas e operadas por técnicos nacionais altamente qualificados, formados pela Airbus Defence e Space France, Thales Alenia Space e ISAE-SUPAERO. ART