Talatona – O sociólogo Paulo de Carvalho apelou, nesta quarta-feira, em Luanda, à responsabilidade dos governantes e administradores para a garantia de uma boa governação, de maneira a alavancar o desenvolvimento socio-económico do país.
O Sociólogo fez um apelo directo aos governantes e administradores locais, destacando que a responsabilidade de liderar com ética, transparência e respeito às normas é essencial para o progresso do país.
“A boa governança é o desiderato de qualquer governo em sistemas democráticos”, afirmou.
Ao intervir no painel sobre “Boas Práticas Administrativas: Estudo sobre Práticas de Boa Governança”, na Conferência Nacional sobre “Boa Governança”, promovida pelo Instituto de Gestão e Auditoria do Estado (IGAE), em alusão ao 50.º aniversário da Independência Nacional,, sublinhou que a mentalidade distorcida ,que se infiltra nas práticas públicas como a corrupção, pode comprometer o bom desenvolvimento do país e ameaçar a estabilidade das instituições.
Nesta senda, lamentou o facto de ainda persistirem em alguns líderes a mentalidade de corrupção, acção que prejudica o funcionamento das instituições e coloca em risco a vida dos cidadãos em várias vertentes.
O evento, que decorre sob o lema “Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”, reúne embaixadores, corpo diplomático, deputados, governadores provinciais, administradores e especialistas.
Durante os dois dias (15 e 16) de conferência, serão debatidos temas como os desafios da governança, os impactos das tecnologias e os riscos para o Estado, a ética nos Estados democráticos e de direito, a contratação pública e os desafios das políticas públicas para a boa governança na administração pública.
A conferência tem como objectivo promover o debate sobre as melhores práticas de governança e buscar soluções para os desafios enfrentados pela administração pública, com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável de Angola.GIZ/MAG