Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Sociedade no Cuanza-Norte marcha em repúdio à criminalidade 

     Sociedade              
  • Cuanza Norte • Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 22h01
Sociedade promove marcha de repúdio contra criminalidade
Sociedade promove marcha de repúdio contra criminalidade
DR

Ndalatando - Uma centena de cidadãos de vários estratos da sociedade no Cuanza- Norte participaram, neste domingo, de uma marcha de repúdio contra a criminalidade, sobretudo, o assassinato de anciãs em áreas de produção agrícola e vandalização de bens públicos.

A marcha, promovida pela Comissão Inter Eclesial do Cuanza-Norte (CIECN), foi marcada por mensagens de repúdio contra a vandalização de bens públicos e de união para o combate à criminalidade que afecta a província, sobretudo, o fim do assassinato de anciãs em áreas agrícolas.

 

De acordo com o Governo da Província, há relatos de 17 mortes,  mas o Comando Provincial da Polícia Nacional tem o registo de 10 óbitos.

 

Na ocasião, o presidente do CIECN, Gaspar Armando, repudiou a morte das anciãs e a vandalização de bens públicos como males que afectam a província do Cuanza- Norte e  pediu a união dos cristãos para o reforço da oração em prol da inversão do actual quadro.

 

Defendeu, também,  a união de todos os ciclos da sociedade para elevação da moral e despertar a consciência colectiva para a necessidade de cuidado dos bens públicos, abstenção de práticas que lesam a ordem e afectam a vida, como bem supremo.


O presidente da CIECNa apelou ao trabalho profundo e conjunto dos órgãos afins para o esclarecimento destes casos  e acabar com a violência, pelo facto de estar a instalar pânico nas comunidades que têm a actividade de campo como principal meio de sustento.


Por seu turno, o presidente do Conselho Provincial da Juventude (CPJ), Gaspar Faustino, defendeu maior moralização e trabalho profundo com os jovens, por representar a franja mais envolvida em práticas criminosas na província.


Instou os jovens que aproveitem as oportunidades de formação académica e profissional disponibilizadas pelo Governo, como forma de auto-afirmação na sociedade, promoção do próprio negócio e participação activa nas acções de desenvolvimento da província e do país, em geral.

 

A marcha, com um percurso de cerca de três quilómetros, partiu  do  Largo das Escolas e para o do 1° de Maio, no centro da cidade de Ndalatando. Contou com a participação de entidades do Governo Provincial, líderes e fiéis de várias igrejas, funcionários públicos e cidadãos de vários estratos sociais. LJ/IMA/YD





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Mara Quiosa destaca bravura de Sam Nujoma

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 21h46

Executivo introduz reformas no sistema tributário

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 21h40

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+