Cuito – Um dos feridos do acidente de viação de terça-feira, no município do Cuito, província do Bié, acabou por morrer na tarde desta quinta-feira, no hospital Dr. Walter Strangway, elevando para 16 o número de mortos.
Trata-se de um adolescente de 17 anos, que se encontrava em estado crítico, com traumatismo craniano e fractura no fémur, informou fonte hospitalar.
Neste momento estão ainda internados 12 doentes, sendo dois em estado crítico, dois graves e oito estáveis.
O acidente ocorreu na terça-feira (dia 15), após o capotamento de um moto-taxista próximo do rio Cuito, na comuna do Cunje, que resultou na morte de uma criança.
Enquanto as pessoas se dirigiam para prestar ajuda aos envolvidos, um camião desgovernado surgiu e acabou por atropelar várias pessoas. Seis morreram no local e nove no hospital Dr. Walter Strangway. Trinta pessoas ficaram feridas.
Enquanto isso, familiares e pessoas de boa fé têm se mostrado solidários com o acontecimento, com a doação de sangue para acudir as vítimas do acidente.
A chefe de secção da hemoterapia do hospital provincial do Bié, Marlene Sassoma, disse que, desde ocorrido, já foram doadas 35 bolsas de sangue, incluindo o doado hoje, por 20 jovens, dos 22 vindos do município de Camacupa, no âmbito da campanha de solidariedade. BAN/PLB
Nesta quinta-feira, catorze das 15 vítimas mortais foram a enterrar, depois do velório comunitário, organizado pela Administração Municipal do Cuito, que juntou familiares e população local.
Dez foram sepultados no cemitério municipal do Cuito, dois em Catabola e dois em Camacupa, esses quatro últimos a pedido dos familiares.
A outra vítima será enterrada sexta-feira, no Cuito.
Os sinistrados tinham idades compreendidas entre oito meses a 42 anos. Havia também um feto, retirado de uma gestante.BAN/PLB