Lubango – O número de mortes resultante do acidente de sexta-feira, na localidade do Toco, a 40 quilómetros do Lubango, na Huíla, elevou-se para 11, após o falecimento de um dos nove feridos levados ao hospital central “Dr. António Agostinho Neto”.
Trata-se da colisão entre uma Toyota-Hiace, ao serviço de táxi, e de um camião de mercadoria de marca Shecman - Snhtc, que ocorreu no troço Toco/Quilómetro 40, na Estrada Nacional 280.
O desastre matou nove pessoas no local, o décimo tem 17 anos, que sucumbiu ao dar entrada no Hospital Central do Lubango, no mesmo dia, com um trauma crânio encefálico. Já a 11ª vítima é um outro de 22 anos que morreu no domingo, no serviço de neurologia, também com traumatismo crânio encefálico.
O número de feridos está em oito, dos quais três, tiveram lesões mínimas e já receberam alta médica no fim-de-semana.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, o médico interno de cirurgia-geral, Agante Zola, referiu que foram operados quatro pacientes, destes dois ainda continuam na Unidade dos Cuidados Intensivos (UTI) e registam uma ligeira evolução.
Dsses pacientes, segundo o especialista, dois estão na UTI, sendo um de 20 e outra de 40 anos, que padecem de fracturas na bacia, da tíbia e do úmero esquerdo, assim como de trauma abdominal, hematoma renal, entre outras complicações.
Outras duas operadas, disse a fonte, estão internadas, mas com “evolução satisfatória”, tratado-se de uma paciente de 33 anos que está com três fracturas nas costelas, uma amputação da perna direita, e outra de 24, que teve um trauma abdominal fechado e com fracturas do rádio e cúbito.
Fez saber que apesar das duas viaturas terem pegado fogo, não receberam qualquer paciente com queimaduras, por terem sido retirados a tempo da viatura.
Quanto às duas pacientes do acidente da semana finda, do despiste e capotamento de um veículo de mercadoria, que estavam internadas na unidade, uma delas já recebeu a alta médica, ao passo que a outra segue no serviço de ortopedia, num incidente que matou sete mulheres e feriu outras 11 pessoas, no Lubango. EM/MS