Caxito – Cento e oitenta e oito cidadãos estrangeiros, incluindo 16 menores, foram repatriados pelo Serviço de Migração e Estrangeiros na província do Bengo durante o ano de 2024.
Os estrangeiros de nacionalidades diversas que se encontram em situação migratória ilegal foram encaminhados ao SME Zaire para efeitos de repatriamento.
Na província do Bengo, o SME controla mil 472 cidadãos estrangeiros de nacionalidades diversas.
Destes, 744 são portadores de vistos de trabalho, 293 requerentes de asilo, 93 refugiados, 89 residentes, 44 com visto de permanência temporária, 29 com visto de turismo e negócios e nove com vistos de fronteira.
Durante o ano de 2024, o SME recebeu 2 mil 661 pedidos de passaportes (+1790), dos quais mil 970 emissões, 951 reemissões e quatro para passaportes de serviço.
Para 2025, o Serviço de Migração e Estrangeiros vai trabalhar no sentido de melhorar a prática dos actos migratórios, a fim de se garantir a emissão dos passaportes, nos prazos estabelecidos.
Vai igualmente incrementar acções de colaboração com outras forças para o combate ao fenómeno da imigração ilegal, encorajando a utilização de vias legais para se chegar ou sair do país. CJ/PA